quarta-feira, 14 de maio de 2014

Postura do professor diante do erro

O erro faz parte da condição humana, acertar também, mas poucas pessoas acertam sem errar antes.

Num processo real de aprendizado o erro é inerente a todas as pessoas, mas a percepção dele, não. Quando se percebe o erro do aluno o professor deve investigar qual era o objetivo dele quando realizou a atividade, que caminhos ele usou para alcançá-lo, e fazê-lo pensar como atingir seu intento.
Dar respostas prontas, querer que ele atinja o objetivo conforme o professor vê as coisas, restringe o aluno à um mero observador do fato e não a um sujeito atuante nele. A avaliação do aluno não deve ser feita apenas sobre os acertos dele, seria simplista dizer que apenas os acertos interessam, mas não é bem assim, as experiências que houve antes dele refletem muito mais como o aluno é, e o que ele é capaz de realizar.
Entender como nosso aluno pensa, instigar sua curiosidade através de atividades diversificadas, aceitar respostas diferentes das nossas dentro do conceito do próprio aluno, faz com que eles se tornem autônomos, confiantes, passíveis de erros, sim, mas também seres humanos capazes de acertar através de suas tentativas e capacidade de raciocinar.

Utilizando redes sociais de forma critica e produtiva



As redes sociais se tornaram uma febre no mundo, o número de pessoas que possuem contas nessas redes cresce todos os dias. As redes sociais possuem ferramentas de interação valiosas que podem auxiliar no trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. Além da preocupação com a segurança no uso da internet, foi alertado também a segurança das informações pessoais e a reputação nas redes sociais.
A quantidade de informações pessoais que se pode obter através delas é enorme e muito variada. Apesar disso, não nos  preocupamos com o tipo de informação que eles disponibilizam ou se essas informações estão protegidas de forma adequada,nós participamos nas redes sociais com o e-mail e facebook ficamos conhecendo através de  um grupo de amigos , utilizamos para divulgação dos trabalhos realizados, compartimentos de vídeos e entretenimentos ,quando ao grupo do proinfo.

GERAÇÃO X











terça-feira, 25 de março de 2014

A ESCOLA



Na escola se aprende que ajudando constrói o conhecimento.
O aprendizado só se conquista com a dedicação e o amor.

O carinho do professor é muito importante para o aprendizado do aluno.